Mercado regulado vs Mercado liberalizado

Olá a todos. 

Hoje o tema é energia e decidi sintetizar informações sobre o mercado regulado e liberalizado e quais as características de cada um.
Como referi aqui, está a ocorrer a transição do mercado regulado para o mercado liberalizado.
Isto significa que até agora os preços de venda da energia eram fixados anualmente pela ERSE (Entidade reguladora dos serviços energéticos) e essa tarifa era a praticada pela EDP serviço universal, único fornecedor de energia elétrica em Portugal, no setor residencial. Neste momento, com o mercado liberalizado os preços são estabelecidos por cada comercializador respeitando as regras da concorrência e o regulamento das relações comerciais.

-EDP comercial
-ENAT
-Endesa
-Galp Energia
-Iberdrola
-Fenosa

-EDP
-Endesa
-Galp Energia
-Fenosa
-Goldenergy
-Iberdrola
-Incrygas
-Molgás

Algumas das empresas fornecem os dois serviços e existem packs promocionais na adesão aos dois serviços que pode reduzir ambas as faturas em mais de 5%. 
A alteração de fornecedor de gás natural e/ou eletricidade não provoca qualquer alteração nos contadores, nas instalações, nem há interrupção do fornecimento de gás e/ou eletricidade. A única alteração é apenas no contrato, o que pagamos pela energia e as taxas associadas. Pode-se alterar o fornecedor quantas vezes se quiser, exceptuando descontos que impliquem um tempo de permanência. Neste momento que pede uma ligação à rede elétrica ou ao abastecimento de gás natural já faz um contrato no mercado livre e quem já mudou para o mercado livre não pode voltar para o mercado regulado.

Não há alteração na qualidade do serviço com a mudança de fornecedor.

O principal objectivo será promover a concorrência entre fornecedores e permitir a escolha por parte do consumidor. Mas a tarifa também pode variar consoante as condições do mercado, tornando-se mais cara com o aumento da procura ou com o aumento do preço de transformação de energia ou até baixar com a diminuição da procura ou diminuição de custos de transformação. A energia elétrica e o gás natural passam a seguir as leis do mercado.

Nós como consumidores finais o que nos interessa é a manutenção e qualidade do serviço e o preço. Neste momento quem ainda não aderiu está abrangido por uma tarifa transitória que vai aumentando de forma a promover a transição dos clientes do mercado regulado para o liberalizado, o período de transição termina a 31 de Dezembro de 2015 no caso da energia elétrica.

Relativamente ao preço, comparando com o sucedido com os combustíveis fósseis, gasolina e gasóleo, o preço pode aumentar, as previsões são nesse sentido, porque apesar de haver um mercado concorrencial, o mercado é pequeno. 
É de referir que existe um passivo no setor energético de milhões que terá que ser pago pelo consumidor final. Este passivo deve-se ao financiamento da energia nos anos 90 que evitou que esse custo recaísse sobre o consumidor final, contudo esse passivo existe e tem que ser pago. Assim, antes de mudarem estejam atentos às propostas de cada fornecedor, analisem os prós e contras e ponderem, uma poupança de 2€ por mês, implica 24€ por ano.

Próximo post irei explicar a minha situação e se já aderi ou não ao mercado livre.

Ainda não mudaram? Já mudaram? O que fez com que mudasse ou não? Já sabiam quais os fornecedores? A DECO tem vários artigos e simuladores que podem ser um ótimo ponto de partida.

Espero que tenham gostado e que a informação tenha sido útil!

Até amanhã, com mais uma aventura na capital!

Comentários

  1. Artigo Interessante e Elucidativo na medida em que , na minha opinião existe pouco informação sobre este assunto.Se continuarem a escrever sobre este tema seguramente iram prender a atenção de muitas pessoas que neste momento ,tal como eu , ainda não se decidiram .Fico a aguardar , ansiosamente,por mais esclarecimentos de quem se movimenta bem nesta área.Obrigado e beijinhos ,ate à próxima .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela confiança. Tentarei fazer o melhor para esclarecer qualquer dúvida. Beijinho e até à próxima

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Varicela em Adulto ?!

Proposta para mercado liberalizado EDP - Eletricidade

Proposta para mercado liberalizado ENAT - Eletricidade